Detran e Ciretran. Qual a Diferença ?

Desde a promulgação do Novo Código de Trânsito Brasileiro, algumas nomenclaturas foram criadas para designar alguns órgãos criados para fazer funcionar a nova estrutura de organização e fiscalização de trânsito no Brasil

Duas desas palavras, que são dois locais mais frequentados pelo público em geral, são DETRAN e CIRETRAN.

A própria definição de cada termo já nos dá uma boa base para entendê-los:

DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito

É o órgão que tem como função administrar e fiscalizar o trânsito de veículos, bem como a formação de seus condutores. Trabalha para garantir a ordem em vias públicas, paralelamente garantindo a segurança dos condutores de automóveis e pedestres. A fiscalização no trânsito é constante para que sejam cumpridas todas as normas estabelecidas pela lei, punindo o condutor infrator  através de multas, apreensão do veículo, apreensão de sua CNH dentre outros.
O DETRAN realiza licenciamento de veículos , bem como o registro, instalação e selagem de placas, isso é feito para facilitar a identificação do automóvel e regularizar sua situação, possibilitando a circulação em vias públicas.

CIRETRAN - Circunscrição Regional de Trânsito

São as unidades do DETRAN, nas cidades do interior do estado. São como delegacias regionais, que atendem várias cidades por elas abrangidas, e todas as CIRETRAN's estão ligadas ao DETRAN daquele estado.

Todas os estados têm seus DETRAN'S e estes definem as cidades, geralmente as maiores e mais estratégicas do estado para instalar as CIRETRAN'S.

Veja aqui uma lista de todas as Ciretrans do Brasil organizadas por estado.

Comentários